tenho falhado demais
e te vejo ano que vem.
chego em São Paulo pronta pra me virar do avesso.
na sexta, tenho uma festa de 15 anos. no sábado, um churrasco. no sábado seguinte, um chá de bebê. na terça, aniversário do Lucas. nesse meio tempo, preciso trabalhar, ficar com a família e encontrar o tempo de ver todo mundo.
e eu falho.
deixo mensagens sem respostas, encontros por marcar e não envio o episódio do podcast e a edição da newsletter que precisava. durmo até mais tarde do que deveria, encaro dias de cólica, enxaqueca e sono. muito sono.
entre uma xícara de café e outra, engulo a culpa de não conseguir ser a amiga que fui um dia. eu era boa nisso, sabe? saía de um rolê pra outro, unia as pessoas, dormia às 5h da manhã feliz, se fosse necessário. hoje, passar das 2h me deixa triste.
mas aquela garota que era muito boa nisso tinha seus 20 e poucos, não empreendia, não atendia pessoas, não criava conteúdo, era solteira e não tinha tantos rolês familiares para comparecer.
a vida não era melhor. era apenas diferente. percebi que o que me frustra não é a vida que levo, mas a cobrança por dar conta do que dava quando tinha espaço de sobra.
hoje, o espaço que me sobra é menor e, justamente por isso, tenho sido mais seletiva em como ocupá-lo. posso dizer que em dezembro de 2025 ele está sendo preenchido com cochilos vespertinos, unhas feitas, bate-papo com a sogra e a cunhada no café da manhã e Netflix. porque eu estou cansada. eu quero e preciso de férias. e esse esforço que eu faria para dar conta de tudo me tiraria a última gota de energia que me resta para resolver o que preciso até lá.
tenho falhado demais ou finalmente aprendi a respeitar meus limites?
às minhas amigas: eu sei que ainda estamos aqui e que ainda vivemos muitas coisas. mas não é como antes, né? sinto que tentei fazer ser por muito tempo. falhei. tenho falhado demais depois dos 30. ou tenho percebido mais as minhas falhas, o que acho mais possível.
mas não quero me desculpar. não sinto que preciso. nem a você que me lê e que não recebeu uma edição nova semana passada.
eu não dei conta. falhei. estou cansada. no tempo que escreveria, dormi.
e agora estou aqui para te dizer que sairei de férias. essa é a última news de 2025 que você recebe na sua caixa de entrada. mas me espere de volta ano que vem! cheia de vontade, com bem menos culpa, a cabeça fresca e a pele bronzeada.
por esse ano, te agradeço. a Desejante só cresce e eu fico lisonjeada com a quantidade de pessoas que escolhe estar aqui. isso é bonito demais! é grandioso! te honro e te celebro!
até a volta!
com coragem e desejo,
Yna
curadoria especial
melhores edições de 2025 pra você degustar com tempo e presença:
em 2026, um novo ciclo de mentoradas se formará. para saber mais sobre como meu trabalho pode ser um aliado nas suas conquistas pessoais e profissionais te dando coragem e estratégia para agir e se expressar, preencha o formulário e entre na lista de espera.












Bom descanso, querida Yna. Que seja puro prazer ❤️
Descanse e se cuide. 😘