Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Bê Morra

O mais tragicômico é que vão condenar nossos desejos pelo sim ou pelo não. Enquanto mulher que escolhe NÃO ter filhos, escuto os mesmos discursos de que sou egoísta, que é burrice, que não penso no futuro e sei lá eu mais o que.

E, além de absurdo, é tão pequeno criticar os desejos dos outros... Me mostra uma infelicidade e uma limitação profunda ser incapaz de olhar para a felicidade alguém como digna, só por ser diferente.

Não só eu fico extremamente feliz em ver as pessoas realizando os próprios sonhos, mas também acho fantástico quando é alguém próximo, porque me dá a possibilidade de ter um vislumbre do que é essa vida. Quase como ter um gostinho, sem precisar viver na pele a totalidade.

Eu que não sonho em construir família, amo passar o dia com famílias queridas em sua vida cotidiana, buscando os filhos na escola e vendo como funciona uma existência completamente diferente da minha, assim como amo acompanhar quem é 100% nômade ou quem escala o Everest, porque hoje sei que são sonhos que pra mim só fazem sentido no papel e através dos outros.

A vida tem muito mais graça quando a gente olha pro lado com curiosidade, sem que as alternativas virem obrigação ou aversão.

Expandir comentário completo
Avatar de Mariana Coutinho

Não tem nada menos feminista do que condenar os desejos legítimos de uma mulher, não é não? Obrigada por este texto! Li tantas besteiras sobre isso nos últimos tempos (um texto super aplaudido por aqui, inclusive) que só me fazem pensar que mais do que odiar mulheres, as pessoas odeiam mães. E pessoas que se dizem progressistas. De quem já realizou esse desejo do lado de cá, siga firme no que te move. O caminho é árduo, mas vale.

Expandir comentário completo
Mais 212 comentários...

Nenhuma publicação

Pronto para mais?