tudo o que me impactou em 2024
ou melhor: um pequeno resumo listado em 16 tópicos porque hoje é dia 16
hoje, inspirada pelo
do Tira do Papel e pelo final de ano, eu quero te trazer uma pequena lista. como hoje é dia 16, vou listar meus 16 favoritos de 2024 entre filmes, séries, livros, newsletters, conselhos, viagens, comida… enfim, tudo o que impactou esse ano e me transformou de alguma forma (tô super animada porque amo esse tipo de conteúdo e nunca fiz)!antes de continuarmos, se você está me lendo no seu e-mail, te convido a experimentar ler no site do substack porque pode ser mais confortável e, de quebra, te abre a possibilidade de conhecer outros escritores maravilhosos.
1.
ter participado do Lab Danza Medicina e ter sido guiada pela mestra Morena Cardoso foi uma travessia profunda, necessária, lindíssima e transformadora. eu sei o quanto isso me mudou. eu entendi na pele a força do coletivo feminino e a cura que acontece através da entrega e escuta corpórea.
2.
a cantora que eu mais ouvi esse ano foi a Olivia Dean. a música dela me traz uma sensação de presença, de dia bonito, companhia boa. não é super moderna e também não é vintage. é algo que parece familiar e fácil de reconhecer. além das letras serem belíssimas e a voz dela ser impecável.
3.
eu comprei um produto da Sallve pra diminuir a queda de cabelo, fortalecer os fios e estimular o crescimento. se você não sabe, anos atrás eu sofri uma queda enorme por conta do transtorno alimentar e desde então eu tento recuperar o volume. eu tô amando o resultado!
4.
o perfume que eu comprei em Buenos Aires é o meu grande xodó do ano. o cheiro natural de rosas não dá alergia, é levemente cítrico e maravilhoso. infelizmente, eles não entregam no Brasil por conta da nossa legislação, mas já anota a dica caso você viaje para lá. a loja é essa aqui.
5.
minhas newsletter preferidas foram:
, , e . li muitas outras que me tocaram profundamente, mas dessas eu sou leitora assídua.6.
dois vlogs que eu amei assistir para me inspirar: o da Tami Castro e o da Valerie Lin. além de esteticamente belíssimos, elas são uma companhia super gostosa. e, principalmente o da Valerie, tem reflexões bem interessantes pra inspirar nossa criatividade.
7.
minha série preferida de 2024 não é mistério: a última temporada de A Amiga Genial. um destaque especial à atriz Irene Maiorino que faz a Lila! é um deleite vê-la em cena. mas teve outra que me intrigou bastante: Monstros - a história de Lyle e Erik Menendez. eu não concordo com todas as escolhas do diretor (inclusive, acho algumas de uma falta de sensibilidade imensa), mas eu achei interessante conhecer essa história e refletir sobre os limites do ser humano. fiquei obcecada pelo caso e torço para que eles sejam soltos em algum momento.
8.
as roupas que mais usei foram da Ares. eu sou apaixonada pela marca por ser confortável, básica e super elegante. além daquele detalhe que é importantíssimo pra mim: feito por mulheres de maneira sustentável e justa.
9.
os adornos da Cam Artesã me fizeram reviver minha paixão por acessórios. ela costura tudo a mão e produz no tempo de gente, não no tempo de máquina. eu tô apaixonada! são leves, lindos, não dão alergia e são feitos pelas mãos de uma mulher.
10.
as parcerias com a Adoro Etc (que produziu o amuleto Coragem que foi presente para as participantes da vivência Desejante) e com a Val Cordeiro (fotógrafa maravilhosa) me fizeram, sem exagero algum, sentir ainda mais orgulho pelo movimento que tô construindo. senti que esse trabalho está ganhando tamanho e eu não tô mais tão sozinha nele…
11.
o livro Eu Quero a Árvore Que Existe foi a leitura mais leve e gostosa do ano. ao mesmo tempo, ele traz reflexões tão profundas que me renderam até um episódio de podcast. eu me senti conversando com uma amiga num café da tarde, sabe?
12.
eu adoro o Denzel Washington. esse ano eu e Lucas assistimos a trilogia O Protetor e eu AMEI. achei divertidíssimo ver como aquele único homem conseguia dar conta de tanta gente na porrada.
13.
o melhor vinho que tomei (na vida!) foi em Buenos Aires no restaurante Cabernet. foi um Sauvignon Blanc chamado Alta Vista Estate Premium. juro por tudo que foi inesquecível.
14.
ir ao cinema ver Wicked e Ainda Estou Aqui foi TÃO gostoso. eu tô morando num lugar que não tem cinema ou teatro e esses dois filmes eu queria muito não ter que ver em casa. eu amei ter conseguido. Wicked me fez chorar igual criança e me encher de ânimo pra vida. Ainda Estou Aqui me deixou muda e reflexiva. a leveza e a beleza do filme misturadas ao horror da ditadura provocaram um repertório vasto de emoções em mim. ainda bem que ele existe na nossa história. ainda bem que Fernanda Torres aceitou o convite. como ela mesmo disse: “o Brasil vale muito a pena”! que venha a indicação ao Oscar!!!
15.
casar uma das minhas melhores amigas foi especial demais. que dia lindo, forte, divertido, cheio de amor e cumplicidade! que delícia crescer ao lado das pessoas e vê-las construindo suas vidas.
16.
por último e o mais importante: guiar mulheres presencialmente na Amazen e na vivência Desejante. uau! eu ainda não consigo fazer caber em palavras o que isso representa pra mim. a vida foi me direcionando pra esse lugar e confesso que no início eu não entendi nada. mas esse ano, me vi entrando de corpo e alma. a satisfação que eu sinto é imensurável. só posso agradecer profundamente. me sinto honrada, de verdade.
antes que eu me esqueça…
ano que vem tem mais Amazen Liderança Feminina na Amazônia (jun/25) e mais vivência Desejante (ainda sem data)! para entrar na lista de espera das duas, vou deixar os links aqui embaixo:
você viu que a partir de janeiro as comadres patrocinadoras desta news receberão uma edição exclusiva com bastidores, orientações, indicações e tudo o que vocês precisam saber sobre viver de um servir criativo? te contei mais nessa edição!
você viu o episódio da semana passada do podcast? te confesso que foi um dos meus preferidos até agora! quero muito saber a sua visão sobre esse assunto. me conta lá nos comentários?
Enquanto fazia trilha atravessando uma parte ainda bem remota da Mata Atlântica com minha pacotinha pendurada no canguru, eu pensei em você ao ver uma árvore altíssima, larguíssima, dessas mais velhas que o tempo e, por segundos, me imaginei na Amazônia — quero muito um dia ir pra lá ser guiada por você e pela força desse coletivo de mulheres ao qual você se uniu. Sinto que quando conseguir materializar esse sonho será profundo e transformador. Uma alegria e honra imensa saber que a Vagarosa está entre as suas mais lidas, tão bom caminhar ao teu lado, querida Yna. ❤️
Amei as dicas! Não conhecia a cantora que vc comentou, mas vi que na sua lista do Spotify tb tem Stromae... Sou apaixonada!
E sobre o Denzel Washington: ele também está incrível em O Gladiador 💜 Esse homem faz tudo!!!