22 Comentários
Avatar de User
Avatar de Juliana D'Andrea (JUPITER)

uauuuu! amei te ler, te ouvir e ser mencionada numa edição tão potente da newsletter, Yna. siga criando e expressando sua verdade no mundo! 🌟🤌❤️‍🔥

Expandir comentário completo
Avatar de Yna Marson

maravilhosa! muito grata! seguimos juntas!!!

Expandir comentário completo
Avatar de Ale Garattoni

E que baita edição. Por aqui o desafio é sempre escorregar menos para a raiva, mas acho que depois de ler estas linhas vou valorizar mais a minha!

Expandir comentário completo
Avatar de Yna Marson

muito grata, Ale! valorize mesmo! eu acredito muito no poder que ela tem♥️

Expandir comentário completo
Avatar de Andrea Salgueirinho

Eu aqui lendo, com raiva da Mari tbm, pensando na Amazônia e de repente pah! Meu nome ali no meio daquelas que admiro tanto!

Obrigada pela referência e pelo seu texto que me acolheu de uma forma bonita enquanto passo por algo muito diferente, mas tão igual.

Expandir comentário completo
Avatar de Yna Marson

feliz demais que te acolheu, Andrea! eu adoro acompanhar o mundo através dos seus textos!

Expandir comentário completo
Avatar de Andrea Salgueirinho

❤️

Expandir comentário completo
Avatar de Andréa Vaz

Nossa eu amei! Ano passado tive uma sessão de terapia que ela me perguntou se eu sentia raiva daquilo tudo que estava e lembro que fiquei até um tempo parada assimilando que sim, era raiva e como a gente pode nomear - e o quanto isso acaba sendo libertador ne?

Obrigada por lembrar dessa raiva como motor de combustão pra algumas coisas que estavam rondando por aqui

Expandir comentário completo
Avatar de Yna Marson

ela é tão desconhecida que a gente nem sabe reconhecer quando ela aparece, né? por isso é preciso falar sobre ela, expressá-la, observá-la, analisá-la! feliz em saber dos seus processos, Andréa♥️

Expandir comentário completo
Avatar de Andréa Vaz

siiim! o tanto que a gente pode aprender com ela não está escrito

Expandir comentário completo
Avatar de Elana Albrecht Damaceno

raiva é um assunto tão complexo pra nós, mulheres, né? depois de muitos e muitos anos suprimindo pra agradar, sinto que estou voltando a me relacionar com a minha também. e que importante é isso! ela que sempre esteve ali como uma melhor amiga, nos protegendo, agora voltar a ter seu espaço. é lindo ver mulheres lidando com a raiva de forma saudável.

Expandir comentário completo
Avatar de Yna Marson

lindo mesmo, Elana! maravilhoso saber do seu processo com ela também. bora fazer coro!

Expandir comentário completo
Avatar de Ale Garattoni

Ahhh, obrigada! 😍

p.s. o melhor foi meu susto com a notificação "Ale Garattoni foi citada em toda raiva que me cabe"! 😅😂

Expandir comentário completo
Avatar de Yna Marson

HAHAHAHAHAH eu não tinha pensado nisso!

Expandir comentário completo
Avatar de Laura Kerstenetzky

Senti a força de alguém que começa a ocupar o próprio espaço sem medo, reconhecendo a raiva como potência e maturidade. É inspirador ver essa transformação em voz alta!

Expandir comentário completo
Avatar de Michele Contel

Eu já tava amando o texto por si só, porque a raiva feminina é muito poderosa, mas ter lido meu nome nas indicações foi ❤️❤️❤️ obrigada, Yna! pelas suas palavras, seu trabalho e por ser uma das vozes mais especiais do Substack :)

Expandir comentário completo
Avatar de Verbena Cartaxo

Acho tão bonito te acompanhar e ser leitora-testemunha de tantas transformações e desse seu fortalecimento que contagia.

Me inspiro em você e tiro o chapéu para a forma como você lida com esse lado nada belo dos ofícios no mundo digital.

Aplaudo de pé e conjuro bruxarias de amiga (que envio embrulhadas em papel amor) para que seus anjos não baixem a guarda no te guardar. ❤️

Um abraço forte, comadre querida.

Obrigada por me incluir nesse time de mulheres 🔥

Expandir comentário completo
Avatar de Mari
3dEditado

se vc quiser conversar de verdade, sem picuinha, sem indireta, sem plateia, sem precisar provar nada pra ninguém… eu dou até meu whatsapp pra vc. não vamos ficar igual adolescentes inimigas no ensino médio, né? (autocrítica 😂) que tal resolver como duas mulheres adultas?

pode chegar em mim e me analisar de volta, pode me xingar, falar direto o que quiser, pode perguntar qualquer coisa. eu aguento o tranco 🩷

não tenho medo de conversar. na verdade, eu acharia um presente se alguém chegasse diretão na minha DM e me analisasse; eu passaria a madrugada todinha ouvindo, tentando entender a perspectiva da pessoa. adoro falar de mim! 😂

enfim, disponibilizo minha DM aqui do substack, e se não quiser, tudo bem tb, só não entendo a gente continuar um drama que só vai despertar defesa de ambos os lados. olha, eu não desejo coisa ruim pra vc. talvez eu tenha pesado a mão na vingança, porque senti raiva de ter uma ferida tocada (pra vc ver, sou delicada mas posso virar o demonio kkk), e compreendo vc ter feito o mesmo. se não quiser conversar, saiba que não guardo ódio de vc, minha raiva foi ouvir o mesmo discurso que me invalidou a vida inteira, e no calor do momento não consegui separar as coisas. não precisamos ser amigas, mas também não precisamos semear uma inimizade em que nenhuma das duas, com exceção de nossos egos, sai ganhando.

Expandir comentário completo
Avatar de Yna Marson

oi, Mari! massa que apareceu por aqui ✨ escrevo porque preciso, desde muito nova. é minha maneira de elaborar, absorver, entender. e aqui eu decido compartilhar porque sempre ressoa com o momento de algumas pessoas e eu gosto desse movimento. acho massa dar eco para o que algumas possam estar sentindo.

ambas nos engatilhamos por nossos históricos e experiências. mas eu não estava falando diretamente de você no meu vídeo e você veio diretamente falar sobre mim na sua mensagem. sei que ele foi um gatilho pra você e imaginei que pegou em feridas e experiências vividas. assim como sua mensagem fez por aqui. desagradar e ser “mal vista” é difícil pra mim, por isso falo tanto sobre nas minhas newsletters.

mas se antes eu ficava de cama quando isso acontecia, hoje me dá raiva e isso é ótimo porque significa que estou me fortalecendo. assim como você, acredito. meu conteúdo te deu raiva e você agiu sobre isso. você desabafou por lá, eu desabafei aqui. fizemos o que precisávamos fazer para lidar com o incômodo causado.

não pretendo te analisar, prefiro deixar pra quem cuida de você ou te conhece mais afundo, eu acho mais justo porque são pessoas que tem contexto sobre sua história. hoje eu não aceito qualquer visão sobre mim porque já me fizerem muito duvidar de quem sou sem ter contexto pra isso. não mais.

a raiva que sinto é minha. assim como a sua é sua. não é sobre a gente enquanto pessoas.

não te desejo mal algum e, da minha parte, o assunto se encerra com esse texto (aliás, importante que saiba que o vídeo que postei no YT foi gravado antes de eu receber sua mensagem. vi sua mensagem no aeroporto, gravei o vídeo em casa dias antes).

no mais, celebro nossa raiva por nos colocar em movimento e nos fazer capazes de defender nossos territórios.

grata por aparecer por aqui❤️‍🔥

Expandir comentário completo
Avatar de Mari

ouço e compreendo o seu lado, e fico feliz pelas duas encerrarem esse auê mais fortes. um abraço sincero.

Expandir comentário completo
Avatar de haribo
4dEditado

Pensando de outros lados aqui e fazendo a advogada do diabo... Talvez a Mari também sentiu o território dela ameaçado e se defendeu? Talvez você lembrou ela da força dela também, haha. Pelo menos ela não engoliu o sapo, que talvez nem existisse, mas que ela interpretou como real. A raiva que você Ynara sente é uma negação de uma ilusão, como você falou no seu vídeo-resposta sobre a raiva dos haters? Ou a raiva, a provocação, só são divertidas quando é você, "grandona" na posição de mentora, que faz o outro sentir? Tenho certeza que tanto você quanto a Mari saíram mais fortes disso, e no fim as duas fizeram a alegria de suas analistas.😙

Expandir comentário completo
Avatar de Yna Marson

Mari, é você? 😂 ô, gente! aqui eu falo da minha perspectiva, né? de como eu me senti, de como aquilo me afetou. o que a Mari sentiu e o que isso fez por ela, deixo pra que ela diga, uai! sinto uma passivo-agressividade no seu comentário usando meu vídeo para me imputar, talvez, uma certa arrogância que não me cabe. essa raiva que eu sinto não é mais uma negação da ilusão, já que minha ilusão era poder ser amada por todo mundo. me sinto grandona não pela minha posição profissional, mas por me sentir mas dona de mim. e se a Mari estiver se sentindo da mesma forma, ótimo! que mais mulheres dominem seu poder pessoal, mesmo que eu discorde delas.

Expandir comentário completo