vontade, desejo, medo raiz e medo blá-blá-blá
dar nome aos bois nos ajuda a entender com quem estamos lidando
“Enquanto isso, só espero que meu cérebro se distraia, se desgarre, e que as outras eus fora das margens — são muitas — se compactem, segurem minha mão, comecem a me puxar com a escrita para onde tenho medo de ir, para onde me dói ir, um lugar do qual não tenho certeza de saber voltar caso me aventure longe demais.”
Elena Ferrante é atualmente minha escritora preferida. eu gosto da maneira como ela se despe e revira a gente do avesso. estou lendo o livro “As Margens e o Ditado” onde ela conta sobre seus processos de leitura e escrita. e é impressionante como podemos fazer paralelos com a existência.
quando li “Cartas a um jovem poeta”, do Rilke, tive a mesma sensação. mas Elena me pega mais.
eu amo essa passagem que coloquei no início desse texto. principalmente essa imagem: “as outras eus fora das margens — são muitas — se compactem, segurem minha mão, comecem a me puxar com a escrita para onde tenho medo de ir, para onde me dói ir”
substitua “a escrita” por “minhas escolhas” ou “minhas ações” e você tem o resumo do que é a autoliderança.
blá-blá-blá interno
descobri fazendo análise que essas vozes internas nunca somem. a burguesa, a hippie, a sabotadora, a nerd, a romântica, a coach, a mística e todas as outras que me habitam continuarão aqui dando suas opiniões sobre o que eu devo ou não fazer da minha vida. minhas divertidamente (aliás, um dos melhores filmes da disney-pixar. esse e Soul trazem tantas respostas…).
é normal paralisar diante de uma decisão por conta disso. tantos interesses, tantas ideias, tantos desejos… qual é meu, de fato?
como Elena aponta, para descobrir você precisa caminhar pra onde dá medo de ir. é ali que mora o seu desejo. o medo só te mostra que atravessar aquela porta é um caminho de mudança. sem volta. dói, mas nem tudo que dói é sofrimento. muitas vezes é cura.
claro que aqui falamos dos caminhos internos. que fique claro que ninguém está te pedindo para atravessar um beco escuro sozinha no meio da noite. aliás, esse é o medo que vale a pena ouvir e acolher. o medo que protege nossas fronteiras, nossa existência.
taí: o segredo está em separar o medo raiz do medo blá-blá-blá. ambos são medo da morte. mas apenas um aponta o risco real.
distração ou foco? vontade ou medo?
quando Elena diz que espera que seu cérebro se distraia e suas eus comandem sua escrita, eu entendo, mas não diria ser distração. esse é o momento em que a líder interna une e guia a equipe apesar das reclamações e dos ruídos. ela foca no que é mais forte: o objetivo e a vontade.
a vontade sempre vencerá o medo. porque ele é criação da mente. ela, da alma.
então, minha cara leitora, onde está a sua vontade? talvez ela esteja escondida atrás das falas e ruídos internos, ou das expectativas alheias, ou do que você acha que deve. a vontade é a força de ação despertada pelo desejo. é assim que eu vejo.
para encontrar sua força de ação, é preciso que você encontre por quê agir. vontade e desejo.
onde está o seu desejo? aquilo que pulsa e transborda pelos seus poros. aquilo que faz o seu corpo reagir. emociona, arrepia, entusiasma. e quando você tenta segurar, transborda em raiva, irritação, dor. porque é fortíssimo e precisa seguir seu curso.
desejo não é algo que a gente escolhe, é algo que nos toma. a nossa escolha está em olhar pra ele ou não. e eu sempre, SEMPRE, vou te incentivar a explorar esse território. porque, pra mim, é isso que te faz viver de verdade. como é isso que fez as palavras fluírem pelos dedos de Elena. e sorte a nossa que ela escolheu permitir! percebe? é sempre uma sorte cruzar o caminho da mulher que se permite desejar e agir. tem sempre um tesouro imenso no que ela entrega ao mundo.
com amor e caos,
Yna
recados maras!
ano que vem a minha mentoria estará de volta e a lista de espera já está aberta. estamos de formato novo e duas opções de plano: vida profissional (para empreendedoras digitais) e vida pessoal (para todas que desejam entrar no caminho prático da autoliderança). se você tem interesse e deseja saber mais, me manda uma mensagem no instagram com seu e-mail ou responda este e-mail que enviarei pessoalmente.
outra coisa: estou preparando novidades aqui pro substack também! preparem-se porque esse cantinho vai ficar cada vez mais nosso e especial.