Você nunca estará pronta. E isso é um alívio!
Como ter coragem de dar o primeiro passo e entrar em cena na vida que você deseja.
De dentro da coxia, 5 minutos antes de entrar em cena, eu sempre me perguntava a mesma coisa: “por que eu faço isso comigo?"
Me formei como atriz em 2011 depois de 3 anos no curso profissionalizante. Antes disso, foram 2 anos estudando teatro semanalmente. Depois de formada, foram 8 anos atuando na área. 1 companhia de teatro, 2 peças profissionais como atriz e 2 como produtora. Diversos cursos, incontáveis testes para publicidade e pouquissímos e contáveis testes para séries, novelas e filmes.
Tudo isso de experiência e todas as vezes antes de entrar em cena eu sentia medo. Medo de errar, do público odiar, de esquecer a fala, de ter que improvisar e não saber como, de tropeçar e cair de boca no palco, de ver uma barata e não conseguir segurar a cena… Todos os cenários catastróficos possíveis passavam pela minha cabeça.
Quando eu entrei pro curso de teatro, a parte que mais me amedrontava eram os exercícios de improviso. Eu tinha pavor deles! Questionava até se eu realmente tinha escolhido o curso certo porque todas as vezes que me pediam para improvisar, eu tinha vontade de desistir de tudo. Improviso era o ápice da vulnerabilidade. Mas não tinha escapatória: a única saída era entrar em cena e enfrentar.
Assim que eu pisava no palco, tudo sumia. Vinha a vontade imensa de contar aquela história, de viver cada cena, de manter a escuta ativa e improvisar, se necessário. De jogar com os outros atores, ouvir a plateia rir, chorar, se impressionar… Eu me sentia completamente viva! E assim que a peça acabava, eu estava feliz e grata a mim mesma por não ter saído correndo naqueles 5 minutos de pânico na coxia…
O que eu quero te mostrar com tudo isso é que mesmo com anos de estudos, dezenas de cursos, meses e meses de ensaio, eu nunca me sentia pronta para entrar em cena. Mas para realizar o que eu desejava, eu precisava sair da coxia.
Você não vai se sentir pronta nunca. E isso é um alívio! Porque te permite finalmente dar o primeiro passo do exato lugar que você está hoje. Começa agora. Entra em cena!
Você não está pronta, mas está preparada. Assim como eu ficava meses ensaiando antes da estreia, eu sei que já faz um bom tempo que você estuda, trabalha, pesquisa e se prepara para botar no mundo a sua verdade, o seu sonho, seus desejos, suas habilidades, seu conhecimento… Tá tudo aí só esperando que você respire fundo e saia da coxia.
Dá dor de barriga mesmo, é normal. As mãos suam mesmo, é normal. Dá vontade de desistir mesmo, é normal.
Mas o prazer de finalmente romper com essa insegurança e se colocar no caminho é indescritível. Eu não desejo que você passe por essa vida sem saber o que é isso.
Eu não desejo que daqui 10 anos você se arrependa de não ter começado hoje. Eu não desejo que você amargue suas lembranças por não ter feito as escolhas que seu coração pedia.
Eu acredito em outras vidas. Acredito que eu já tenha vindo muitas vezes pra essa Terra, mas essa é a primeira e única como Ynara. Eu quero que esse capítulo da minha existência seja memorável. E eu desejo exatamente o mesmo pra você.
Mas não adianta eu desejar. Você precisa entrar em cena.
Lembre-se: ninguém conhece o texto ou as marcações. Só você. Se você errar ou esquecer, tá tudo bem: improvisa! A plateia está ali para assistir o que você conta, não para julgar o que você faz. E caso algumas pessoas não gostem, tá tudo certo. Outras vão levantar para aplaudir. Não vai dar pra agradar todo mundo e isso é outro alívio (mas falo dele em outro texto).
A vida que você deseja viver é esse palco que você enxerga na sua frente prontinho, te esperando. Bora contar essa história?
Toda peça tem uma diretora preparando os atores para o grande momento. Se você sente que precisa dessa guiança, será um prazer ser sua mentora. Para aprender a eliminar ruídos, entrar em contato com seus desejos e se posicionar como a líder da sua vida e do seu negócio, clique aqui e agende uma reunião gratuita comigo onde vou te conhecer e te apresentar todos os detalhes do meu trabalho. Te aguardo do lado de cá!
Nossa, Yna! Eu tive um insight na última semana muito parecido com este teu texto (este que comecei a ler e parei nos primeiros parágrafos porque eu queria ler ele aqui, no laptop, com toda a presença que a tela do celular não me deixa ter às vezes). Meu insight foi: quando eu procrastino, eu perco. Quando eu começo, me ponho em movimento, eu também perco algo. Uma escolha sempre implicará em perdas e ganhos. Às vezes, o melhor de se movimentar é ganhar uma coisa que eu nem sabia que queria, aquele resultado que te surpreende. E o maior aprendizado: o alívio da satisfação é um bálsamo para o medo <3