Hoje é dia 12/06. Dia dos namorados graças ao pai do João Dória! Se você não sabia dessa, de nada. Quando me contaram, eu não sabia se ria ou se chorava. Mas eu decidi rir porque como diz Caetano: “respeito muito minhas lágrimas, mas ainda mais minha risada!”
Agora pelo menos sou uma manipulada consciente. E você também! Mas independente disso, existe algo nas datas comemorativas que atravessa a energia do dia. Todo mundo vai postar foto, fazer declaração, trocar presentes, sair pra jantar… e eu confesso que amo isso. Eu sou romântica. Sempre fui. Eu amo ver gente se amando. Amo ver quando uma pessoa olha com olhar de admiração profunda pra pessoa que ama. Fico toda boba!
Eu sei que as comédias românticas nos levaram a acreditar na pessoa perfeita. E que se hoje ele não te quer, no final ele vai correr atrás de você chorando na chuva pra dizer que te ama. Ou que nós, mulheres, somos capazes de consertar o cara rebelde e tranformá-lo num exemplo de homem. E que uma pessoa te mandar cartas durante 365 dias mesmo que você não responda nenhuma delas é amor e não obsessão (essa também doeu aqui quando minha amiga Ananda me alertou, gente. mas pensa comigo: ele não sabia que a mãe escondia as cartas. ele achava que ela as recebia, ignorava e mesmo assim ele continuou por 365 dias. amor? obsessão? façam suas apostas! - o filme é O Diário de Uma Paixão).
Eu decidi que vou continuar amando esses filmes. Uma hora e meia de ilusão é tão necessário pra gente ampliar nossos pontos de vista na vida real! O importante é, como eu disse no início, sermos conscientemente manipuláveis.
Agora… o que é o amor, de fato?
Pra mim é um verbo. Uma escolha. Uma ação.
Eu vivo sem o Lucas. Eu sou um ser humano completo sem ele. Mas eu escolho todos os dias que a vida com ele é mais gostosa. E se por acaso algum dia deixar de ser, aí é o momento dos caminhos se separarem. Mas eu não vejo isso acontecendo. Eu vejo a gente envelhecendo juntos. Eu vejo essa vida até o fim ao lado dele. Sou romântica, já disse, me deixa.
Eu sei que pode estar difícil por aí acreditar no amor. Mas ele existe a nossa volta o tempo todo. Não é só num relacionamento. Eu amo profundamente as minhas amigas, minha família, o contato com a natureza, viajar, escrever, meus projetos, meus desejos… minha vida é atravessada pelo amor. E eu escolho viver através dele todos os dias.
E pra amar é preciso que a gente permita. É preciso que a gente entenda que merece ser feliz e que é possível para uma mulher do século XXI amar e ter sua vida própria. Para as héteras: um homem que não aguenta uma mulher ambiciosa é moleque inseguro. Deusa nos livre desse cárcere!
Eu pretendo falar mais sobre equilíbrio de feminino e masculino nos relacionamentos por uma visão nada conservadora. Já tem uma aula no youtube pra você começar a aquecer os motores.
Por hora, te deixo com uma das minhas fotos preferidas desse casal que se conheceu no restaurante que trabalhava em 2013, foi ficar pela primeira vez em 2017, começou a namorar em 2019, morar junto em plena pandemia em 2021 e hoje, em 2023, divide um studio de 15m2 em Florianópolis.
A gente já viveu muita coisa nesses quase 6 anos de troca! E eu sou profundamente grata à Yna do passado que decidiu ficar sozinha e cuidar de si para se abrir de verdade pra alguém. Foi depois disso que o Lu reapareceu na minha vida. Eu me sentia preparada para ser eu mesma com alguém e foi o que fiz desde o primeiro dia. E ele também.
A gente não se amou de cara. Não era uma paixão avassaladora pra nenhum dos lados. Era calmo. As coisas foram acontecendo com o tempo. Nós fomos conquistando espaços um no outro aos poucos até chegarmos aqui. Pela primeira vez eu estava disposta a ter intimidade e a me mostrar vulnerável.
Um dia falei pra ele: “que sorte a nossa!”. Ele me disse que não era sorte porque ele não acredita nisso. Era disposição e vontade nossa de fazer dar certo. Ele tinha toda razão!
Agora tô na Amazônia vivendo uma conquista minha MUITO celebrada por ele junto comigo. É aí que você sabe, né? Quando alguém celebra o seu sucesso com você, pode ter certeza que é amor de verdade.
Lu, te amo muito! Tô com saudade! Amanhã eu tô de volta!
Amei e emocionei! Viva o amor! ❤️