como é que se traduz o que se sente?
estou há dias tentando entender.
como eu coloco em palavras tudo o que senti se despertei lugares internos que ainda me são desconhecidos?
não sei. mas eu vou tentar.
tenho visto um movimento muito bonito acontecendo atualmente. mulheres escolhendo estar entre si e tomando de volta o que um dia nos foi tirado.
nós não somos rivais por natureza. nós sabemos a força de estamos juntas tecendo o fio da vida através de nossas dores e dos nossos desejos. sabemos que com essa malha bem trançada, somos muito mais seguras.
nós precisamos umas das outras. e o sistema sabe disso.
isole uma mulher e veja sua alma atrofiar.
no início desse mês, 13 mulheres desconhecidas se reuniram em uma casa na beira do mar e passaram 5 dias dormindo e acordando juntas. desde o primeiro segundo, uma família foi formada.
ao longo dos dias, um revezamento de protagonismo acontecia. a cada momento, uma estava em foco enquanto as outras eram ouvido, abraço, olhar, suporte e sustentação.
a generosidade no acolhimento, o silêncio que sustentava o desabafo, os abraços que acolhiam na hora certa, os espaços respeitados. tudo se encaixou no tempo e espaço.
mulheres quando se unem veem suas almas florescerem.
a força que se estabelece quando mulheres se unem é inexplicavelmente sentida. é preciso estar ali. é preciso viver em presença, corpo, alma. é muito forte. é um portal, um novo ser, uma entidade única.
muitas vezes me pergunto como foi que cheguei até aqui, nessa profissão. e é engraçado como a gente esquece o quanto caminhou quando está há tanto tempo na estrada.
eu descobri quem sou e o que amo fazer: sustentar espaços para que mulheres possam existir por inteiro, com coragem e desejo.
foi o que aconteceu nesses 5 dias na Praia dos Carneiros. foi por isso que precisei de um tempo em silêncio. antes de compartilhar, decantar. retomar meu ritmo e meu solo que foi tão, mas tão nutrido durante esse tempo.
eu guiei as práticas, a Lavínia cuidou de toda a logística, a Creusa deixou a casa aconchegante e preparada, a Delaine (minha mãe) preparou um cardápio nutridor e delicioso, a Carol trouxe a beleza com as roupas da Ladeira e a Amanda conduziu seu olhar amoroso e preciso nos registros impecáveis.
é preciso uma aldeia inteira.
eu pedi para a Velha buscar uma a uma as 8 mulheres que compuseram essa egrégora. eu disse: “confio em você. busque quem precisa estar ali”. e ela o fez.
as histórias se entrelaçaram, a entrega foi imediata. parecia uma viagem entre amigas que não se viam há um tempo. ouvi isso de algumas delas, inclusive. a Velha é mesmo sábia. tudo o que vivemos foi ainda mais especial por conta dessas 8 mulheres brilhantes.
demorei, mas vim te contar o que vivemos. talvez não em detalhes porque existem coisas que merecem ficar apenas com quem viveu. são nossos tesouros, nossos amuletos.
fica o meu convite para quem em 2026 você permita que a Velha te busque.
tecer o desejo,
arejar a vida,
despertar a coragem.
juntas.
2026 está logo ali e já tenho novidade pra vocês!
a segunda edição da Residência Criativa acontecerá em Abril de 2026. estamos ainda alinhando os detalhes, então se você se interessa em participar, clique aqui e entre na lista de espera — te avisaremos em primeira mão assim que as inscrições abrirem.
a Amazen Liderança Feminina já está com as inscrições abertas. de 04 a 07 de Junho (feriado de Corpus Christi) estaremos em plena Floresta Amazônica aprendendo sobre liderança com a floresta, as líderes locais e com esta que vos escreve extremamente feliz! clique aqui e fale com a Mira para receber todas as informações (a Amazen não é organizada por mim, mas pela Caboclos House Ecolodge, por isso você precisa falar diretamente com elas para fazer sua inscrição, tá bem?)
curadoria da semana
🎧você já ouviu a playlist da Desejante?
🎬João Gomes no Tiny Desk é minha nova obsessão
📚essa edição da minha amiga, prof de tarot e cosas más
que a vida me trouxe de presente também numa vivência presencial
Que lindo!!! Me emocionou 🥹
Aaaah! Eu amo te ler. Me recorda de coisas potentes que eu esqueci. Da coragem. Da magia de dizer sim pro que a alma deseja. Dos presentes que a coragem de seguir esse desejo entrega. Obrigada, Yna.
E, como sempre: além de ficar feliz, acho chiquíssimo quando me recomenda pra tua comunidade.
Ps engraçadinho: eu ACABEI de te citar no meu texto da news, abri o app no cel e vi a notificação da marcação no teu. Haha que beleza essa admiração generosa que flui dos dois lados 💓