me deseje tudo, menos coerência
essa semana me despeço dos 33 e espero que eu me torne quem eu menos esperava
“parabéns! desejo que você continue sendo…” PAROU, PAROU, PODE PARAR AÍ MESMO!
se você está me lendo do seu e-mail, considere baixar o app do substack no seu celular ou tablet. a leitura fica ainda mais confortável e ritualística
sexta-feira é meu aniversário. há 34 anos, numa quinta-feira de outono e depois de longas horas de um trabalho de parto que parecia infinito, minha mãe me deu à luz. nasci com 51cm e pouco mais de 3kg. um bebê relativamente grande, caso você não tenha ideia do que isso significa.
ao longo desses 34 anos eu fui tantas versões de mim mesma que parecem outras vidas. quando revisito as fotos de 10, 5, 2 anos atrás, sempre penso: “uau, parece outra pessoa!”. e era, né?
algumas são mais óbvias de distinguir: claro que não sou mais uma bebê sorridente, uma criança criativa ou uma adolescente fora de órbita. mas algumas são tão mais próximas…
aquela garota de 21 anos que perdeu a virgindade de um jeito que caótico, ou aquela de 24 que morava sozinha em uma kitnet de parede vermelha e romantizava sua vida todos os dias, ou a de 27 que entrou em crise existencial profunda, pintou o cabelo de laranja e mudou o rumo da própria vida, ou a que fez 30 e cortou o cabelo de um jeito que a deixou se sentindo horrorosa por meses enquanto ascendia nas redes sociais. essas existiram ontem mesmo.
ainda assim, me olho no espelho hoje e me vejo completamente diferente. fisica e emocionalmente. não tenho mais as convicções e certezas que tinha quando morava naquela kitnet de parede vermelha, nem a tristeza gigante da de 27 se dando conta de que era hora de mudar de rota. e também tô bem mais feliz com meus cabelos castanhos, longos e cheios depois de finalmente acertar no produtinho.
em apenas 34 anos de vida são tantas histórias que dariam vários livros de estilos literários diferentes.
tenho me sentido muito mais bonita. e também completamente deslocada e perdida em coisas que antes nem passavam pela minha cabeça. me sinto mais confiante nas minhas escolhas e ao mesmo tempo apavorada com o fato de que não tenho controle sobre a vida. me sinto bem mais feliz. mas também sinto uma falta danada de quando eu tinha uma visão mais romântica e sonhadora sobre a vida.
agora, se tem uma coisa que eu decidi nos 45 minutos do segundo tempo dos meus 33 é que eu vou aposentar a capa da boa moça de uma vez por todas. deu pra mim! não aguento mais essa vozinha toda-certinha-chata-pacas que me habita. falei pra minha analista:
Bruna, eu morro de medo de ser presa! olha pra minha cara!!! não faz sentido algum esse medo!!! de onde eu tiro isso???
eu tiro isso dela que acha que qualquer andada fora da linha estabelecida por ela vai provocar catástrofes gigantescas.
e é por isso que eu te imploro: não deseje que eu seja a mesma pelo resto da minha vida. eu me nego! eu não quero! principalmente se você desejar pra eu continuar sendo essa pessoa legal, boazinha e agradável que você acha que eu sou. porque ela me custa muito caro e eu não estou mais disposta a pagar o preço.
deseje que eu descubra formas cada vez mais prazerosas de ser quem eu sou. que eu explore minhas potências, habilidades, vontades. que eu me torne cada vez mais quem eu desejo ser. deseje que eu aceite minhas falhas, minhas sombras e que eu não perca o humor para rir de tudo isso quando o furacão passar. que eu seja mais generosa comigo, menos exigente. que eu vista mais cores, que eu mergulhe mais no mar gelado, que eu finalmente conheça a Islândia, que eu chore de soluçar e gargalhe até faltar o ar. deseje que eu erre feio e saiba pedir perdão. deseje que eu saiba dar e receber amor. que eu seja uma pessoa de verdade, deliciosamente caótica e com uma sede de vida infinita.
porque é isso que eu estarei desejando quando soprar as velas no dia 21/03.
e é isso que eu estou desejando para você que me lê.
que os deuses nos livrem de continuarmos as mesmas até o fim dos nossos dias.
por coincidência, dia 21/03 é o dia do início do outono e do ano novo astrológico com a entrada do sol no signo de áries (indiscutivelmente o melhor do zodíaco). como existe uma pequena variação, esse ano será no dia 20/03, mas eu não estou nem aí e vou continuar comemorando apenas no dia 21.
meu convite pra que você celebre esse rito de passagem também. é um novo ano segundo a astrologia e as leis naturais. na roda de magia que eu pratico, é Ostara! tempo de renascer e florescer.
saiba que em algum lugar de São Paulo eu estarei soprando alguma vela (ou isqueiro) mentalizando esse clã aqui e desejando que sejamos cada dia mais quem precisamos ser agora.
antes que eu me esqueça…
vamos pra Amazônia juntas no final de Junho? numa viagem segura ao lado de mulheres em busca de mais conexão com a vida, sendo guiada pelas mulheres que vivem da floresta e por mim, que tô ali pra te mostrar como integrar no corpo tudo o que você estará vivendo. te parece uma boa ideia? pois eu te garanto que é. aqui você conhece os detalhes da vivência Amazen Liderança Feminina
quer me dar um presente de aniversário? aqui você se torna patrocinadora desta newsletter. e se escolher o plano anual, você também ganhará um presente: um workbook com exercícios de escrita auto investigativa para você começar a nutrir e cultivar uma relação gostosa consigo — porque não basta se conhecer, é preciso se relacionar com você.
temos também a opção de presente gratuita: você pode se inscrever no meu canal do Youtube (vai estar logo abaixo) ou seguir o meu podcast lá no Spotify. eu prometo que retribuo com bons conteúdos!
curadoria da semana
🎧minha amiga
me enviou essa música e eu estou simplesmente apaixonada. é exatamente o tipo de coisa que eu amo ouvir pra escrever.🎬Na Ponta Dos Dedos é o tipo de filme que eu costumo chamar de cristal: delicado, lindíssimo e que nos deixa em suspensão pensando na vida. eu amei muito. está disponível na AppleTV.
📚essa news da
sobre o tempo me inspirou a viver melhor.
Ahhh, Yna! Despir a capa de boa moça é libertador - sai um caminhão das costas. Tenho o chute de que passamos a vida despindo essas capas, e desejo, de coração, que seu novo ciclo venha com esse presente bem grande pra você e pro mundo. Você é inspiradora! Esse texto é um presente de aniversário seu pra gente! Obrigada <3
Não é, nem de longe uma mulher boazinha que eu vejo , quando tu está me mentorando. Me olhando no fundo dos olhos, me provocando e me jogando verdades na cara. Pode ser pq eu te suscite o ódio? Mas dane-se. Amo aquela versão.