essa semana eu estava assistindo uma entrevista com a Tamara Klink. se você não a conhece, aos 24 ela atravessou o oceano sozinha num barco de 8m, a Sardinha. recentemente, a bordo da Sardinha 2, ela navegou até a Groenlândia para ficar presa no gelo por 8 meses.
isso mesmo. ela ficou 8 meses ancorada num mar congelado completamente sozinha por livre e espontânea vontade.
eu amo acompanhar a Tamara. amo saber que existe uma mulher nesse mundo que tem
1. o privilégio de poder fazer algo por vontade
2. a coragem para fazê-lo
importante falar sobre privilégio, nesse caso, porque sabemos (e Tamara também sabe) que são poucas as pessoas que podem ignorar a engrenagem social e fazer o que bem entender. e são pouquíssimas as que podem e ousam fazê-lo. por isso eu admiro a Tamara. eu amo que ela exista com sua ousadia para nos contar o que viu, nos ensinar sobre a solidão que não temos coragem de encarar, nos desafiar com suas provocações e plantar aquela semente dentro da gente: se eu pudesse, será que eu iria?
a minha resposta é não. eu não iria. e eu tenho certeza absoluta que não iria. não faz parte das minhas ambições me isolar do mundo ou atravessar oceanos sozinha. eu morro de medo do alto mar. tenho pavor de tempestades que escurecem o céu e provocam ondas imensas. apenas a ideia de morrer afogada já me causa arrepios.
quanto ao frio, eu costumava amar o inverno antes de morar no sul do país. hoje eu dia não vivo sem cachecol, aquecedor nos pés e banho fervendo. me imaginar sozinha e presa no meio de um mar congelado no norte do mundo sem poder tomar banho direito não me anima em nada. me desespera.
eu sou muito corajosa e ousada. conquistei muitas coisas na minha vida por conta disso. mas a coragem da Tamara eu não tenho e nem me cobro me ter.
será que você está achando que precisa da coragem de quem atravessa um oceano quando, na verdade, você precisa encontrar o caminho até a sua maneira de ser corajosa?
talvez o seu oceano seja engravidar, casar, correr uma maratona, abrir sua agenda de terapeuta, divorciar, fazer uma cirurgia, romper uma amizade, fazer uma live, enfrentar um luto, escalar o Kilimanjaro…
não é sobre o tamanho do que você vai enfrentar. é sobre o quanto isso te tira do que você já conhece. cada oceano é único. assim como cada navegadora.
nesse final de semana eu vou entregar a imersão online Coragem Para Agir. serão dois dias te preparando para a sua travessia. vamos fortalecer sua líder interna e te equipar com o que você precisa para se manter no caminho, encontrar prazer e leveza em meio aos obstáculos e finalmente encontrar o seu desejo te esperando de braços abertos.
vai acontecer online nos dias 3 e 4 de agosto (sábado e domingo) das 9h às 12h - pra você ter tempo de descansar e decantar o que vamos viver. teremos roda de partilha, exercícios práticos de comunicação, posicionamento e autoconhecimento. e todas receberão o Manual da Mulher Adulta para darem continuidade ao que vamos construir nesses 2 dias.
eu vou me sentir muito honrada em ter você nesse bonde. esse trabalho foi desenvolvido com muito desejo e tenho certeza que formaremos uma egrégora muito potente e linda.
todo o cronograma detalhado sobre a imersão está no site que vou deixar aqui para você. qualquer dúvida, pode responder esse e-mail ou me chamar no instagram. (ah! as inscrições se encerram dia 02/08 porque a Imersão iniciará no dia 03/08)
antes que eu me esqueça…
eu entreguei uma aula aberta com a parte teórica da imersão e ela ainda está disponível aqui
o podcast deu uma pausa essa semana, mas volta com tudo semana que vem! não está acompanhando? vou deixar um dos episódios aqui pra você:
curadoria da semana:
tô adorando acompanhar a cobertura das olimpíadas pela newsletter do meu querido mentor
esse texto da
está ressoando há dias por aqui…essa entrevista do Rafa Chalub pra Blogueirinha me fez rir demais!!
semana que vem voltamos à programação normal, tá bem?
grata por estar aqui.
com desejo,
Yna