1.
eu estava arrumando as malas para sair de férias quando recebi uma mensagem de uma parceira de trabalho. meu primeiro impulso foi pensar em algo ruim: “quer ver que nosso projeto não vai pra frente?”. abri a mensagem apreensiva para descobrir que na verdade, vamos dar um novo passo um tantinho maior no nosso caminho juntas.
na hora, comecei a rir de emoção. fechei os olhos e agradeci aos que me guiam por essa oportunidade. e em seguida, ouvi: “você precisa para de procurar por falhas e frustrações e de nutrir essa sensação de que a qualquer momento, tudo será perdido. aceita que depois de alguns tropeços, as coisas estão dando certo, sim! agradeça aos seus guias, mas também a si mesma por naquele dia em frente ao mar ter se comprometido em se tornar sua maior aliada. você está colhendo os frutos daquela semente…”
no primeiro dia de viagem, visitamos o Rosedal de Palermo. um parque belíssimo com rosas de todos os tipos, cores, cheiros. estávamos indo embora e falei pra
para sairmos por um corredor bonito porque daria boas fotos. e eu amo tirar fotos! demos de cara com uma rosa alaranjada belíssima. quando cheguei perto, a peguei entre meus dedos e fui sentir seu aroma. me inundou de amor e leveza! fiquei impactada! não conseguia parar de senti-lo e falei que ia grava-lo na memória porque queria muito encontrar um perfume com o mesmo aroma.no penúltimo dia de viagem, fomos conhecer a Paul French Gallery. uma galeria linda e elegante onde tem um café, uma loja de chás (a Tealosophy), um bar e a galeria de produtos maravilhosos, de roupa a objetos para casa.
no caminho, indo para lá, uma loja nos chamou a atenção. na vitrine, uns bonecos de magos e bruxos do tamanho de uma pessoa de verdade, caldeirões e objetos mágicos. dava pra ver que dentro da loja tinha uns frascos lindísimos e incensos. quase continuamos nosso caminho, mas nos olhamos e dissemos quase juntas: “vamos entrar?”
entramos e uma mulher muito simpática e atenciosa veio nos atender e apresentar todos os produtos. eu passaria a tarde toda ouvindo ela explicar os nomes dos ingredientes e para que servem, dava uma paz…
aí ela vira para mim e diz: “você gosta de rosas?” e eu: “sim!!”. ela pega um frasco pequenino de perfume, passa uma gota no meu punho direito e eu imediatamente reconheço o aroma. fiquei incrédula! era exatamente o cheiro da rosa alaranjada! de todos os perfumes da loja, ela me deu para experimentar justo esse! para mim isso não foi uma coincidência. foi uma resposta!
um dia antes de ir embora eu encontrei o perfume que queria e nem sabia se existia! tudo porque a vitrine me lembrou minha amiga Mayara e eu decidi parar para filmar e mandar para ela que é mega fã de Senhor dos Anéis e Harry Potter.
a vida tem seu jeito especial de chamar nossa atenção…
fomos jantar num restaurante que passamos em frente durante o dia e achamos bem lindinho. se chama Cabernet e fica na calle Jorge Luis Borges. todo mundo estava sentado do lado de dentro, mas eu e Nan escolhemos sentar do lado de fora. a gente sempre escolhia o lado de fora para continuar sentindo a cidade (ou pelo menos era esse o meu motivo). tava bem quentinho porque tinha um aquecedor bem em cima da gente.
conversa vai, comida vem, a Nan percebeu uma movimentação de um casal tentando tirar uma foto. de repente, ela fala animada: “ele pediu ela em casamento!!!”. eu olho para trás e o cara está colocando o anel na noiva que treme e chora enquanto uma garçonete muito simpática os filma também chorando. uma mesa do lado de dentro do restaurante começa a aplaudir e gritar “lindos!!! uhuuuuul!!!”. eu e Nan também aplaudimos e gritamos… e choramos. e rimos porque estamos comendo e chorando de tão lindo que aquele momento foi. ah! e o casal era brasileiro!
não teríamos assistido de camarote e participado de um momento tão lindo se escolhessemos o lado de dentro.
antes de viajar, perdi um anel muito importante pra mim. eu comprei ele na segunda vez que estive em Buenos Aires e ele simbolizava a conexão que tenho com aquele lugar. eu o amava, mas não consigo achá-lo em lugar nenhum. botei na cabeça que compraria outro igualzinho porque sabia que não seria difícil. é uma pedra argentina, vende em todo canto.
na feira do Caminito, achei um artesão vendendo. mas não sei porque, não quis comprar dele. não se conectou comigo mesmo ele sendo super simpático e talentoso.
continuamos andando e explorando as ruelinhas, até que no final de uma delas, encontrei meu anel. tinha uma pequena vitrine apoiada em um cavalete de pintura com várias peças. fui procurar de quem era para saber o preço e vi que do lado de dentro da loja, estava um artesão ouvindo música e trabalhando. ele usava óculos e um avental bem característicos. parecia uma cena de filme, sabe?
comprei meu anel e um par de brincos. ele me explicou em um mapa feito de couro de onde era a pedra ônix cielo que eu tanto amo enquanto colocava meus adornos numa caixinha bonita.
eu não queria um anel, apenas. eu queria algo para me lembrar.
na feirinha de San Telmo, paramos em uma barraca onde um casal vendia brincos e aneis lindíssimos e muito diferentes de tudo o que tínhamos visto. eu me apaixonei por um, mas estava na dúvida se comprava porque ainda era o início do passeio e eu tenho a mania de ver tudo para me decidir o que realmente quero.
Nan comprou suas coisas e eu escolhi esperar. andamos a feira toda, paramos para comer e na volta eu decidi que iria comprar o brinco.
quando paramos na barraca, os artistas nos disseram que tinham tido um problema com nosso pagamento e estavam incrédulos e felizes que nos encontramos de novo. o problema não era de fato um problema. era só a primeira vez que eles usavam pix através de um aplicativo que nem a gente conhecia! as notificações diziam que o pagamento havia sido aprovado, mas o dinheiro ainda não havia caído na conta deles. eu disse que deixaria meu número de telefone e que se não caísse, era pra eles entrarem em contato com a gente para resolvermos. ela ficou tão grata e aliviada! eu não levei meus brincos porque eles não aceitavam outra forma de pagamento a não ser pix ou dinheiro. eu não tinha dinheiro suficiente e não queria arriscar o pix.
a gente simplesmente voltou àquela barraca para aliviar os corações de dois artistas e me senti bem demais com isso.
ah! ela nunca entrou em contato, sinal que deu tudo certo!
eu não entendo muito de astrocartografia, mas sei que minha linha de marte passa em Buenos Aires. e marte é meu regente. talvez por isso eu me sinta tão em casa e ame a minha versão porteña.
todas as vezes que piso naquela cidade, me reencontro comigo e mais uma volta na espiral é dada. dessa vez, o insight foi entender que a minha vida está tomando um rumo do qual me orgulho muito. eu posso abaixar a guarda e me permitir viver porque as coisas estão, sim, fluindo. e eu posso também estar em paz com isso. eu posso, e devo, desfrutar.
minhas escolhas me trouxeram até aqui, mas além delas, minha vontade de viver. a minha maior ambição é viver experiências. é isso que me alimenta de motivação. eu quero experienciar a vida! eu quero estar nos lugares, ouvir as pessoas, falar novas línguas, provar novos sabores. eu quero todas as coisas boas que a vida é capaz de oferecer. e justamente por isso, eu quero saber recebê-las. eu quero ser uma boa anfitriã para as oportunidades que a vida me traz.
eu sinto que tenho me tornado essa pessoa. não foi da noite pro dia, foi e continuará sendo um trabalho de nutrir e cultivar relação comigo. fortalecer a confiança que tenho na minha capacidade de criação, sustentação e resiliência.
me vejo como a bruxa que produziu meu perfume de rosas.
porque a vida é um feitiço, não é um passe de mágica. ela é feita manual e artesanalmente. da semente brotam as rosas. da colheita faz-se o óleo. o ingrediente secreto é o tempo. a bruxa precisa de paciência, atenção, cuidado e entrega. com os ingredientes em mãos, hora de colocar a sua força de trabalho para transformá-los no produto final. ela provavelmente testou e errou e descartou muitas vezes antes de chegar no mini frasco que hoje mora comigo. e isso faz dele ainda mais especial!
isso é a vida: um lindo e trabalhoso feitiço✨
antes que eu me esqueça…
tá sabendo da aula aberta que eu vou entregar dia 30/07 às 9h? será a aula introdutória da imersão online Coragem Para Agir que vai acontecer no início de agosto. eu decidi entregar esse primeiro conteúdo de forma aberta e gratuita para que vocês possam decidir se desejam seguir comigo ou não depois de experimentar a minha guiança ao vivo! será aberta, mas o acesso será restrito e enviado apenas no grupo de whatsapp, então é muito importante que você esteja nele, tá bem? fica tranquila que não vou te encher de mensagens, você só receberá o que realmente precisa saber. para se inscrever, é só clicar aqui.
ps: eu sei que você já participou de vários eventos e pode estar bem saturada desse tipo de abordagem. mas eu te garanto que não te farei perder tempo. a estratégia é a mesma das que você vê por aí porque não invento a roda nesse quesito, mas o conteúdo que eu estou preparando é o meu feitiço. e aí sim, posso te garantir que será dos fortes! nos vemos lá!
curadoria da semana - edição Buenos Aires:
a loja do perfume é a Harmonia Mundi. infelizmente, por conta da legislação brasileira, eles não podem entregar aqui. mas nós podemos trazer quando viajamos, então já anota a dica. os produtos são de altíssima qualidade e o atendimento é maravilhoso!
Alta Vista Premium (sauvignon blanc) foi o vinho mais gostoso que tomei na viagem e, ouso dizer, na vida!
o café que mais amei foi o Malvón! a gente frequentou o da Villa Crespo, que foi onde nos hospedamos. além de lindo e vintage, o croissant era perfeito!
meu restaurante preferido foi o Cabernet! se você for, peça o crème brûlée de doce de leite e seja muito feliz como eu fui!
melhores passeios: eu te recomendo ir de tênis e simplesmente caminhar pela cidade explorando seus encantos. além disso, visitar Tigre (uma cidade vizinha linda de morrer), a feirinha de San Telmo, a Paul French Galery e o Rosedal. se você gosta de museus, o Malba e o Museo Evita são imperdíveis.
para se hospedar: Villa Crespo, Colegiales e qualquer um dos Palermos são ótimos bairros.
sobre dinheiro: levamos o cartão da Nomad que funcionou em praticamente todos os lugares. mas é importante ter dinheiro em espécie para o metrô, as gorjetas nos restaurantes e as feirinhas de rua. usamos a Western Union pra isso (tem vários tutoriais no youtube ensinando como fazer).
sobre custo: depende do seu tipo de viagem. o preço dos cafés que fomos está equivalente aos da zona oeste de São Paulo, em média R$45 por pessoa. já os restaurantes, achamos um pouco mais baratos, dando em média R$100 por pessoa. os preços no mercado também são os mesmos, tirando os vinhos que são ridiculamente baratos (um que custa R$54 no mercado aqui no Rosa estava por R$14 lá, por exemplo). uma passagem de metrô custa pouquíssimos centavos de reais (tipo uns 3) e eles não aceitam dinheiro. você tem que fazer o Sube, que é um bilhete único e você faz em qualquer estação. o uber é um pouco mais barato também. em resumo, levei uma média de R$200 por dia e fiz absolutamente tudo o que quis! tem opções mais em conta também, por isso disse que depende do tipo de viagem que você deseja fazer. eu sou do tipo que viaja como pode, o importante é viajar hahaha mas se você puder, leve a média que levei porque poderá explorar os restaurantes fantásticos sem preocupação e ainda comprar unas cositas 🤭
gostaram das dicas de viagem? já foram pra Buenos Aires? quais mais indicações vocês tem pra quem está pensando em ir?
meu sonho já foi ser blogueira de viagem, será que invisto nele? hahaha
Ai, como (me) amo Buenos Aires! Saí de lá tem dois meses e já me deu saudade ao te ler. Também conheci uma marca incrível lá, Canã de Ambar, vale checar :)
Ai que delícia terminar de ler com a cara molhada de lágrima bonita. Obrigada 💓